top of page

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

     

Educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne realidades são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuido para um processo administrativo de qualidade conforme Chiavenato (1997, p.101), “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador pedagógico.

     Esse profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001), “a experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação“ com esse pensamento ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro das diversas atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo de ligação entre os envolvidos na comunidade educacional. A questão do relacionamento entre o coordenador e o professor é um fator crucial para uma gestão democrática, para que isso aconteça com estratégias bem formuladas o coordenador não pode perder seu foco.

     O coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional.

Por Vanessa dos Santos Nogueira
Colunista Brasil Escola



Coordenação

​REPLANEJAMENTO

DATA: 30 - 31 de julho de 2012.
HORÁRIO: 8h às 12h e das 13h ás 17h.
RESPONSÁVEIS: Equipe Gestora.

OBJETIVOS:

 - Refletir sobre a importância do replanejamento para o redirecionamento das ações com vista na proposta pedagógica da escola.
 - Realizar uma análise a partir do diagnóstico do 1º semestre nas dimensões. (pedagógica, participativa, pessoas, recursos e resultados).
- Elaborar o plano de ação para o 2º semestre.

PARADA PEDAGÓGICA PARA DISCUSSÃO DO SARESP 2011.

Atendendo à Resolução SE nº 44/2011, que prevê um dia de atividades de reflexão e discussão dos resultados do SARESP, realizamos  o “Dia do SARESP no dia 12/09.

Foi um dia importante para comparar, por meio do Boletim, os resultados de 2011 com os anos anteriores, avaliando os níveis de proficiência alcançados pela nossa escola.

Avaliação da Aprendizagem em processo

Diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino é o objetivo da Avaliação de Aprendizagem em Processo. O caderno de perguntas e respostas é formado por uma redação, questões dissertativas e de múltipla escolha de língua portuguesa e matemática, tendo como base o conteúdo do Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

O exame é aplicado duas vezes ao longo do ano letivo, em fevereiro e agosto, para alunos a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio, totalizando um número superior a 3,9 milhões de participantes.

Os índices extraídos são utilizados pela Educação para produzir orientações aos educadores, desenvolver programas e projetos que atuem nas dificuldades dos alunos. Nas escolas, os educadores recebem o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, desenvolvido por especialistas da Pasta, que contém sugestões de trabalho para cada etapa da escolaridade.​

 

 

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

Rua Carlos de Campos - 422

Vila Correa 

Ferraz de Vasconcelos 

São Paulo

CEP-08502-320

Tel. (11) 4675-3388

© 2014 - Este site foi feito para  ser mais uma ferramenta útil na nossa escola.

bottom of page