
ESCOLA ESTADUAL ZÉLIA GATTAI AMADO
Café Filosófico
O professor de filosofia José Iran promoveu em suas aulas um "Café Filosófico".
"Um Café Filosófico é um encontro de filosofia num lugar público (não necessariamente um café) onde todos podem participar numa reflexão filosófica em grupo, independentemente da sua bagagem filosófica.
Os Cafés Filosóficos (...) procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar, conviver e discutir educadamente temas do universo da filosofia.
Estes Cafés Filosóficos pretendem mostrar que a filosofia pode ser um exercício descomplexado de reflexão intelectual sem a carga de erudição e obscurantismo, muitas vezes associada à filosofia académica. Se, por um lado, é uma mais valia inestimável conhecer a história da filosofia e o que disseram (e dizem) os grandes filósofos, também é verdade que este conhecimento muitas vezes se substitui ao exercício do pensamento genuíno, que cada um de nós deve fazer por si".
Café Filosófico é um programa de televisão brasileiro, transmitido pela TV Cultura.
O nome remonta a uma tradição existente desde pelo menos a década de 1990, originalmente francesa, de encontros informais em que se discutem idéias, animados por uma pessoa de formação intelectual, geralmente (mas não sempre) um professor de Filosofia. Inicialmente realizados no Brasil pela Livraria Cultura, em São Paulo, e apresentados por Olgaria Matos (então professora de Filosofia na USP[1]), estes encontros posteriormente foram realizados em vários estados do Brasil, destacando-se o promovido em Campinas, pela CPFL, cujo primeiro curador foi Renato Janine Ribeiro, em 2003 e 2004. Este tem sido o formato exibido desde então na TV Cultura, agora com vários curadores.










Prof. José Iran - Filosofia