top of page

Entrevista com o professor Perseu 

O professores Perseu e Eli desenvolveram este ano um projeto relacionado a "evolução de espécies". Foi uma conversa bastante interessante e esclarecedora. Vale a pena assistir e aprender com estes docentes, jovens e muito competentes.

PROJETO - ÁGUA ECONOMIZAR É PRECISO

Os vídeos mostram diversos trabalhos realizados pelos alunos dos 6º anos sobre a importância da água para o planeta e para todos que nele vivem. O objetivo do projeto foi a conscientização ambiental e preservação deste recurso que pode se tornar escasso, se não usarmos com racionalidade.

Brasil pode ficar sem água em 30 anos

De acordo com uma pesquisa do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) o Brasil pode vir a ter problemas de abastecimento de água, caso o consumo continue no ritmo atual. As principais regiões afetadas serão a Sul e a Sudeste. O estudo, divulgado nessa quinta-feira, 22 de março, destaca que, apesar do Brasil possuir 12% da água doce do mundo, sofre com a alta demanda de recursos hídricos, assim como com o aumento de poluição dos rios, lagos e represas.

Um dos maiores problemas salientados pelo Instituto é a desigualdade na distribuição de água. As regiões mais populosas, como São Paulo, têm pouca reserva de água, enquanto no Amazonas acontece o oposto. Mas isso se refere apenas às águas superficiais. O estudo alerta que se os recursos subterrâneos não forem usados como uma espécie de reserva para o futuro e a impermeabilização dos solos e retirada de cobertura vegetal prosseguir inalterada, os aquíferos não conseguirão se recuperar e acompanhar a demanda cada vez mais competitiva por água, podendo causar futuros períodos de escassez.

A pesquisa conclui que a única forma de evitar esse quadro é com uma gestão nacional e integrada, em contraste com a forma de gestão atual, que depende de políticas locais e setoriais. O estudo recomenda como mais eficiente uma gestão definida a partir do estudo das bacias hidrográficas, analisando como cada uma funciona e fazendo uma administração sistêmica dos recursos hídricos, para evitar contaminações por poluição ou o consumo indiscriminado. Caso o atual modelo não seja alterado, os efeitos podem ser irreversíveis.

Vídeo 1

Vídeo 2

  • facebook-square
  • twitter-bird2-square
  • google-plus-square

Rua Carlos de Campos - 422

Vila Correa 

Ferraz de Vasconcelos 

São Paulo

CEP-08502-320

Tel. (11) 4675-3388

© 2014 - Este site foi feito para  ser mais uma ferramenta útil na nossa escola.

bottom of page